quarta-feira, 11 de maio de 2011

Esmaltes e seus acabamentos

Parte II

Continuando ...


Glitter
Esse acabamento é bastante variado: os glitters podem ser do tipo ‘glitter forte’ (bastante concentrado), glitter suave em uma base transparente, glitters em formatos hexagonais (Happy Birthday da Deborah Lippmann é o perfeito exemplo), retangulares, quadrados, em formatos de figuras variadas,  podem ser holográficos (que mudam de cor de acordo com a luz), ultrafinos, mais espessos, enfim: acabamentos para satisfazer todos os gostos. Alguns esmaltes glitter ficam com aparência lisinha apos a secagem, outros ficam mais texturizados, podendo incomodar ao toque (ou grudar em tecidos, cabelos, etc), as vezes basta uma camada de top coat para resolver, mas, isso vai depender muito da textura e intensidade do glitter.


Holográficos
São esmaltes que tem em sua composição uma pasta feita de alumínio, que e a responsável pelo efeito arco-íris, o tão falado prisma. A intensidade do prisma vai variar de acordo com a quantidade de pasta “holográfica” na composição do esmalte. Os mais desejados são os coreanos Nfu-Oh, que tem um prisma perfeito, seguido pelos também importados OPI e China Glaze. No Brasil, a primeira empresa a lançá-los  foi a Sancion Angel, que tem  várias opções de cores de esmaltes holográficos, porém, forma um prisma bem menor em comparação aos importados.
Holográficos não são, em geral, esmaltes de grande durabilidade, o ideal é que se utilize uma base específica antes da aplicação destes e um top coat apropriado, pois top coats comuns podem diminuir ou mesmo anular o efeito.

Créditos da imagem: Paula Camila Rodrigues


 Flocados
Esmaltes em base jelly, podendo ser colorida ou transparente. O que são:  flocos coloridos, em cores variadas, feitos  com uma película ultrafina, banhada em cristal liquido.  Geralmente obtém-se melhor resultado quando aplicados sob esmaltes escuros, pois este “fundo” faz com que os flocos destaquem se mais e suas cores sejam melhor reveladas. As textura destes esmaltes, em geral  é lisa, mas algumas marcas possuem um floco mais espesso, chegando a ter um certo aspecto de papel celofane picado. 
Sancion Angel, Big Universo, Hits Speciallitá, entre outras,  possuem coleções inteiras dedicadas aos flocados, alguns não necessitam  da aplicação prévia de outro esmalte, pois já tem a função de colorir e ao mesmo tempo apresentar o efeito flocado nas unhas.




Metálicos
Esmaltes que tem aparência metalizada, como se as unhas estivessem cobertas de um metal que foi previamente derretido e aplicado como um esmalte.
Esse efeito consegue-se também com adesivos de unhas da Minx, mas esse e assunto para outro post...
Alguns metálicos  mais intensos são chamados de cromados, seria como um efeito metálico mais intenso.

Duochrome
Definitivamente, uma das tendências do outono/inverno 2011. Esmaltes que mudam de cor conforme a incidência de luz.
A Big Universo e  a Fina Flor recentemente lançaram as coleções Quantum e Camaleão, respectivamente. A Orly tambem tem uma coleção duochrome, chamada Cosmic Fx, e Mac lançou em 2010 a Venomous Villains.


Continua...




Nenhum comentário:

Postar um comentário