segunda-feira, 9 de maio de 2011

"Na fábrica, fazemos cosméticos, na loja, vendemos esperança."


       A frase acima é de Charles Revson,  o fundador da Revlon, uma das líderes no mercado mundial de cosméticos, fundada em 1932, mas,  a história dos esmaltes é muito mais antiga...
       
       De 3.500 a 3.100 A.C., no Egito, as mulheres tingiam as unhas. Naquela época os esmaltes eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelhas. De secagem lenta,película que se formava sobre a unha absorvia a poeira e saía com facilidade. A cor, a princípio,era preta e a base de henna. Com o tempo, foi ficando mais clara e com tons de marrom claro. Com isso, as cores do esmalte passaram a indicar a classe social do indivíduo: os tons claros eram usados por mulheres de classes mais baixas e os tons intensos, pela nobreza.

      Já na China antiga (3.000 A.C.) as unhas.compridas eram cultuadas como sinônimo de nobreza e os guerreiros, em demonstração de poder e coragem, pintavam as unhas de preto antes de partirem para a batalha. 

      O esmalte de unhas só foi descoberto nos anos 20, em decorrência da Primeira Guerra Mundial. Sua produção se deu a partir da nitrocelulose, um explosivo obtido ao se fazer as fibras de celulose, obtidas do algodão ou da madeira, reagirem em uma solução concentrada de ácido nítrico. Após a ebulição, a nitrocelulose torna-se solúvel nos solventes orgânicos e, depois da evaporação, deposita-se em uma película dura e brilhante, chamada de laca. Em 1930, Charles Revson teve a idéia de utilizar pigmentos opacos para colorir esta laca incolor e, em 1932, criou a Revlon.






      Esmaltes são um acessório fashion bastante democrático: fáceis de encontrar, tem custo relativamente baixo, sendo assim, quem nao pode adquirir a It bag ou o sapato do momento, pode-se manter na moda colorindo suas unhas!
      Qual a mulher que nao gosta de ter suas unhas pintadas???? Existem, mas são raras! A grande maioria das mulheres no mundo coloriu suas unhas pelo menos uma vez na vida! Mesmo na Segunda Guerra Mundial, que devastou a Europa e atingiu todos os continentes, mulheres pintavam as unhas: desde as divas do cinema, as  mulheres que assumiram  nas fabricas o lugar de seus maridos que estavam lutando na guerra. Marlene Dietrich era famosa por suas unhas pintadas de vermelho. Edith Piaf foi uma das maiores cantoras de todos os tempos, era famosa por ter mãos e unhas lindas. A mais famosa das Pin Ups,  a diva Marilyn Monroe, exibia suas belas unhas esmaltadas e foi incessantemente copiada por mulheres em todo mundo...
      Hoje, os esmalte são quase uma peça do vestuário: trocamos de esmalte de acordo com a roupa, ocasião e temos até esmaltes que mudam a cor de acordo com nosso humor!

2 comentários:

  1. Nao conhecia a estoria do esmalte... Adorei!

    Aguardando o proximo post.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu era uma que não pintava, mas me sinto o MÁXIMO com elas pintadas!

    ResponderExcluir